domingo, 28 de fevereiro de 2010

Teatro de Purim!!!

Bom aqui na Congregação do Rio, o grupo infantil fez um teatrinho de Purim, foi mto legal, as roupas ficaram lindas, o teatro ficou maravilhoso, as crianças interpretaram os personagens mto bem, valeu o esforço criançada...ah já ia me esquecendo de parabenizar a tdos q se dedicaram para a realização deste teatro.

Purim!!!

A noite de Purim foi maravilhosa, durante a leitura da Meguilah de Esther tdos estavam atentos, e quando foi dito a palavra Hamã foi uma vaiação total, girávamos os reco-reco, pois Hamã foi um homem mtoo mal, ele merece ser vaiado. Mas Baruch Hashem que o Eterno agiu em secreto e concedeu a vitória ao nosso povo...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O que é humor judaico ???

O que vem a ser "humor judaico"? Para começo de conversa , é o humor que é abertamente judeu em suas preocupações, tipos, definições, linguagem, valores ou símbolos. ( Uma piada judaica reza uma definição, é aquela que nenhum gói pode entender e que todos os judeus dizem já ter ouvido antes.) Mas nem todo humor judaico deriva de fontes judias, assim como nem todo humor criado por judeus é necessariamente judaico. O humor judaico é demasiado rico e diversificado para ser descrito adequadamente por uma simples generalização. Os teólogos judeus costumavam dizer que é mais fácil descrever Deus em termos do que Ele não é. O mesmo processo pode ser útil para a compreensão do humor judaico. Ele não é escapista, não é grosseiro, não é cruel; ao mesmo tempo, também não é polido ou gentil.
O humor judaico geralmente versa sobre temas como : a comida, a família, negócios, o anti-semitismo, a riqueza e a pobreza, a saúde e a sobrevivência. Há nele uma fascinação com a lógica; mais precisamente, pelo tênue limite que separa o racional do absurdo.
Na forma de comentário social ou religioso, o humor judaico pode ser sarcástico, queixoso, resignado, provocando, não uma gargalhada, mas um sorriso melancólico, um aceno de cabeça, um suspiro. Reações diferentes das que experimentamos em cenas cômicas, em que o riso deriva do infortúnio dos outros.
O humor judaico tende a ser anti autoritário. Ele ridiculariza a grandiosidade e a auto-indulgência , a hipocrisia, a pomposidade.
Ele é fortemente democrático , enfatizando a dignidade e o valor do cidadão comum, satirizando figuras proeminentes da sociedade em geral e também do mundo judaico, como os rabinos, cantores de sinagogas, sábios, intelectuais, professores, doutores, homens de negócios, filantropo. Ele recorre à familiaridade, à intimidade; e neste sentido da margem à ternura.
Um aspecto especial do humor judaico é a interação entre figuras proeminentes e as pessoas simples e os inferiores, quando estes últimos frequentemente emergem triunfantes. O humor judaico lida tipicamente com o conflito entre pessoas e a estrutura do poder, seja este conflito o do individuo judeu em sua comunidade judaica, o do judeu diante do mundo gentio, ou da comunidade judaica em relação ao resto da humanidade.
O humor judaico zomba de todos- inclusive de Deus. Muitas vezes satiriza personalidades e instituições religiosas, assim como os rituais e os dogmas. Ao mesmo tempo afirma as práticas e tradições religiosas, buscando uma nova compreensão das diferenças entre o sagrado e o mundano.
O judeu ri. Mas do que, e por quê? A análise do humor, em geral. que esboçamos acima, permite sugerir uma resposta. O judeu ri de si mesmo e dos outros judeus. Ao rir, o judeu indefeso diante da violência( o humor judeu nasce às vezes dentro de um campo de concentração), afirma sua superioridade, seu próprio ego e seu direito a viver sem restrições. E seu riso é profundo porque nasce de uma percepção particularmente aguda do absurdo das limitações a ele impostas por entidades aparentemente dignas do maior respeito: o mundo não-judaico e as figuras de proa da sua própria comunidade.
Por outro lado, a posição em que se coloca o que ri alicerça-se, no caso judaico, em elementos positivos do judaísmo, que permanecem de certa forma imunes à critica. Se o judeu luta com seu humor contra o ambiente hostil, contra a tradição congelada, contra a defecção dos assimilacionistas, é porque tem em mente o modelo de uma sociedade em que tais pragas não existam mais. O humor não luta só contra, ele luta também por: por uma ética pessoal isenta dos preceitos restritivos tradicionais, por uma sociedade mais justa, pela liberdade de cada qual ser como é sem temer a ação insidiosa do preconceito. Em todo o cetimismo da transitoriedade das coisa " importantes" aos olhos dos homens, ressoam no fundo das melhores piadas judaicas, ecos proféticos e messiânicos, ainda que às vezes pálidos e secularizados.


Bom, resolvi colocar a explicação do q é humor judaico, peguei do livro Humor Judaico, seleção, organização e edição: Moacyr Scliar, Patricia Finzi e Eliahu Toker; só q percebi q tem algumas palavras q eu ñ sabia o significado, por isso tenha um dicionário por perto...kkkkkk.... meu blog tbm é cultura...kkkkkkk.