terça-feira, 23 de março de 2010

Video de Pessach!!

Pessach!!

Pessach, ou Passagem, é a maior festividade na tradição Judaica, e é uma das três festividades de peregrinação, juntamente com Sucot e Shavuot. Nestas festas todo o Povo Judeu vinha a Jerusalém na Antiguidade, quando o Templo Sagrado estava lá e ofereciam animais e cereais em sacrifício. Desde a destruição do Templo algumas das tradições festivas ainda são mantidas sem a peregrinação e os sacrifícios, e muitas novas tradições foram acrescentadas.
Pessach começa no 15º dia do mês Hebraico de Nisan (geralmente em Abril), tem a duração de 7 dias e é celebrada para comemorar o êxodo do Egito – uma das principais histórias na história do Povo Judeu e na cultura ocidental como um todo. De acordo com a Torá, os Israelitas viviam no Egito e eram escravizados pelos Egípcios. Moisés, um Israelita que cresceu no palácio do Faraó, o rei do Egito, tornou-se um líder dos Israelitas e pediu ao Faraó que permitisse a eles voltar para a Terra de Israel. Quando o Faraó se recusou, Moisés liderou uma campanha que culminou com a saída apressada de seu Povo do Egito em direção ao deserto do Sinai, onde viveram por 40 anos. De acordo com a tradição Judaica, durante essa longa jornada no deserto, liderada por Moisés e seu irmão Arão, os Israelitas tornaram-se um povo unido, pois eles se preparavam para conquistar a Terra de Israel.
Pessach também é chamado de Festa da Libertação, e este aspecto da festividade é enfatizado nos rituais e nas rezas: o êxodo da escravidão para a libertação simboliza a redenção física e espiritual e a aspiração do homem pela liberdade. Outro importante aspecto desta festividade é a condição de estar junto da família. Na véspera da festa, chamado de noite do Seder, em função da refeição cerimoniosa do Seder que é celebrada nesta noite, toda a família reúne-se ao redor da mesa.Também é um preceito Judaico importante convidar aqueles que não tem família para celebrarem juntos a festa.

A festa de Pessach

Como comemoramos Pessach?

Primeiro vamos à sinagoga. Quando chegamos começa a parte mais importante e gostosa da festa. Através de muitos símbolos, recordamo-nos da saída dos nossos antepassados do Egito.
Quando o Faraó finalmente deu permissão para q os Judeus saíssem, eles nem tiveram tempo de fazer seu pão.
Misturaram farinha com água, mas com a pressa foram andando sem deixar a massa crescer. Assim, tiveram de comer no deserto uma espécie de bolacha seca e achatada cozida ao sol q se chamada MATZÁ. E por isso q em Pessach comemos Matzá. Durante toda a festa de Pessach, ñ devemos comer pão, somente Matzá.
Antes de começarmos a festejar Pessach, fazemos uma boa limpeza na casa para q ñ sobre nenhuma comida q contenha fermento. Até as tortas gostosas de Pessach são feitas sem fermento, com farinha de matzá, justamente para lembrarmo-nos daquela saída apressada das terras egípcias.

Seder


O Sêder de Pessach (do hebraico סדר, sêder) refere-se ao jantar cerimonial judaico em que se recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel. O Sêder é realizado na primeira noite de Pessach em Israel e na primeira e segunda noites fora de Israel.
A cerimonia do Sêder é cheia de simbolismo, com o objetivo de relembrar os tempos de escravidão e a liberação.( fonte: wikipédia)

Chag Sameach!!!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Congresso na Argentina!!!


terça-feira, 9 de março de 2010

Humor Judaico!!!

Rabi Hagai e Rabi Zaira cruzaram com um lenhador q voltava da mata trazendo um feixe de lenha. Dirigiu-se rabi Zaira ao homem:
- Dá-me, por favor, uma lasca de lenhas para palitar os dentes.
Ao q disse rabi Hagai:
- Não faças isto. Se todas as pessoas q este homem encontrar lhe pedirem uma lasca, ele ficará sem a lenha. Aquele que tem pouco, nem mesmo pouco devemos pedir.
Certa ocasião apresentou-se Hillel um gentio, dizendo:
- Quero converter-me. Mas com uma condição: Ficarei imóvel, sobre uma só perna, e terás de ensinar-me a Lei no tempo em q eu aguentar nesta posição.
- " Não faças a teu próximo o q ñ queres q façam a ti "
- respondeu Hillel. - Nisto consiste a Lei. O resto é comentário.
Vai e estuda.
Rabi Gamaliel ordenou a seu criado Tobias q fosse ao mercado comprar o q de melhor houvesse. O criado trouxe uma língua. No dia seguinte, rabi Gamaliel o mandou ao mercado para q comprasse o q de pior houvesse, e Tobias voltou a trazer-lhe uma língua. Intimado a dar explicação, disse:
- A boa língua é o q há de melhor no mundo. Mas a má língua é o q há de pior.
Enquanto Noé plantava uma vinha, Satanás apareceu e perguntou o q estava semeando. Noé respondeu:
- Um vinhedo.
O espírito maligno fez-se de ingênuo:
- Para q serve?
- Seus frutos são doces, com eles faz-se o vinho q alegra o coração dos mortais.
Disse-lhe então Satanás:
- Vou ajudar-te.
Trouxe um cordeiro, um leão, um porco e um macaco, matou-os e com seu sangue adubou a vinha. É por isso q, antes de beber o homem é manso como um cordeiro; se bebe o suficiente torna-se forte como um leão; bebendo alem da conta comporta-se como um porco; e, quando se embriaga, dança como um macaco, diz bobagens diante de quem quer q seja e ñ sabe o q faz.
Um pobre cego se aproximou de dois viajantes na estrada. Um deles deu-lhe uma moeda, o outro nada. O anjo da morte aproximou-se dizendo-lhes:
- Quem deu ao mendigo, ñ tem pq temer-me por 50 anos; o outro, em câmbio, morrerá logo.
- Posso retroceder e dar uma esmola ao mendigo? - perguntou o viajante condenado.
- Não - replicou o anjo da morte. - A embarcação é inspecionada antes de zarpar, ñ em alto-mar.

Un viaje largo-La historia de Ester



Este vídeo é muito bonito, mostra algumas cenas do filme CONQUISTA DE REIS q conta a história de Ester; música da cantora MARCELA GANDARA.

Tradução da música:

UMA LONGA VIAGEM

Tem sido longa a estrada, mas ao fim cheguei
A luz chegou aos meus olhos, embora hesitei
Foram muitos vales de insegurança os que eu cruzei
Foram muitos dias de tantas dúvidas, mas ao fim cheguei,
E já te amei

CORO
Que para esta hora cheguei, para este tempo nasci
Em Seus propósitos eternos eu me vi
Para esta hora cheguei, embora me custasse crer
Entre Seus planos para hoje me encontrei

Eu nunca imaginei que dentro do Seu amor
E dentro dos Seus planos me encontraria
Foram muitas em que a timidez me impediu
Foram muitos dias de dúvidas, mas ao fim cheguei
E já Te amei

Tem sido longa a estrada, mas ao fim cheguei...