O humor judaico geralmente versa sobre temas como : a comida, a família, negócios, o anti-semitismo, a riqueza e a pobreza, a saúde e a sobrevivência. Há nele uma fascinação com a lógica; mais precisamente, pelo tênue limite que separa o racional do absurdo.
Na forma de comentário social ou religioso, o humor judaico pode ser sarcástico, queixoso, resignado, provocando, não uma gargalhada, mas um sorriso melancólico, um aceno de cabeça, um suspiro. Reações diferentes das que experimentamos em cenas cômicas, em que o riso deriva do infortúnio dos outros.
O humor judaico tende a ser anti autoritário. Ele ridiculariza a grandiosidade e a auto-indulgência , a hipocrisia, a pomposidade.
Ele é fortemente democrático , enfatizando a dignidade e o valor do cidadão comum, satirizando figuras proeminentes da sociedade em geral e também do mundo judaico, como os rabinos, cantores de sinagogas, sábios, intelectuais, professores, doutores, homens de negócios, filantropo. Ele recorre à familiaridade, à intimidade; e neste sentido da margem à ternura.
Um aspecto especial do humor judaico é a interação entre figuras proeminentes e as pessoas simples e os inferiores, quando estes últimos frequentemente emergem triunfantes. O humor judaico lida tipicamente com o conflito entre pessoas e a estrutura do poder, seja este conflito o do individuo judeu em sua comunidade judaica, o do judeu diante do mundo gentio, ou da comunidade judaica em relação ao resto da humanidade.
O humor judaico zomba de todos- inclusive de Deus. Muitas vezes satiriza personalidades e instituições religiosas, assim como os rituais e os dogmas. Ao mesmo tempo afirma as práticas e tradições religiosas, buscando uma nova compreensão das diferenças entre o sagrado e o mundano.
O judeu ri. Mas do que, e por quê? A análise do humor, em geral. que esboçamos acima, permite sugerir uma resposta. O judeu ri de si mesmo e dos outros judeus. Ao rir, o judeu indefeso diante da violência( o humor judeu nasce às vezes dentro de um campo de concentração), afirma sua superioridade, seu próprio ego e seu direito a viver sem restrições. E seu riso é profundo porque nasce de uma percepção particularmente aguda do absurdo das limitações a ele impostas por entidades aparentemente dignas do maior respeito: o mundo não-judaico e as figuras de proa da sua própria comunidade.
Por outro lado, a posição em que se coloca o que ri alicerça-se, no caso judaico, em elementos positivos do judaísmo, que permanecem de certa forma imunes à critica. Se o judeu luta com seu humor contra o ambiente hostil, contra a tradição congelada, contra a defecção dos assimilacionistas, é porque tem em mente o modelo de uma sociedade em que tais pragas não existam mais. O humor não luta só contra, ele luta também por: por uma ética pessoal isenta dos preceitos restritivos tradicionais, por uma sociedade mais justa, pela liberdade de cada qual ser como é sem temer a ação insidiosa do preconceito. Em todo o cetimismo da transitoriedade das coisa " importantes" aos olhos dos homens, ressoam no fundo das melhores piadas judaicas, ecos proféticos e messiânicos, ainda que às vezes pálidos e secularizados.
Bom, resolvi colocar a explicação do q é humor judaico, peguei do livro Humor Judaico, seleção, organização e edição: Moacyr Scliar, Patricia Finzi e Eliahu Toker; só q percebi q tem algumas palavras q eu ñ sabia o significado, por isso tenha um dicionário por perto...kkkkkk.... meu blog tbm é cultura...kkkkkkk.
2 comentários:
Valeu haverin.
desculpe, mas os links que voce indicam são messianicos e não judaicos.
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