terça-feira, 23 de março de 2010

Pessach!!

Pessach, ou Passagem, é a maior festividade na tradição Judaica, e é uma das três festividades de peregrinação, juntamente com Sucot e Shavuot. Nestas festas todo o Povo Judeu vinha a Jerusalém na Antiguidade, quando o Templo Sagrado estava lá e ofereciam animais e cereais em sacrifício. Desde a destruição do Templo algumas das tradições festivas ainda são mantidas sem a peregrinação e os sacrifícios, e muitas novas tradições foram acrescentadas.
Pessach começa no 15º dia do mês Hebraico de Nisan (geralmente em Abril), tem a duração de 7 dias e é celebrada para comemorar o êxodo do Egito – uma das principais histórias na história do Povo Judeu e na cultura ocidental como um todo. De acordo com a Torá, os Israelitas viviam no Egito e eram escravizados pelos Egípcios. Moisés, um Israelita que cresceu no palácio do Faraó, o rei do Egito, tornou-se um líder dos Israelitas e pediu ao Faraó que permitisse a eles voltar para a Terra de Israel. Quando o Faraó se recusou, Moisés liderou uma campanha que culminou com a saída apressada de seu Povo do Egito em direção ao deserto do Sinai, onde viveram por 40 anos. De acordo com a tradição Judaica, durante essa longa jornada no deserto, liderada por Moisés e seu irmão Arão, os Israelitas tornaram-se um povo unido, pois eles se preparavam para conquistar a Terra de Israel.
Pessach também é chamado de Festa da Libertação, e este aspecto da festividade é enfatizado nos rituais e nas rezas: o êxodo da escravidão para a libertação simboliza a redenção física e espiritual e a aspiração do homem pela liberdade. Outro importante aspecto desta festividade é a condição de estar junto da família. Na véspera da festa, chamado de noite do Seder, em função da refeição cerimoniosa do Seder que é celebrada nesta noite, toda a família reúne-se ao redor da mesa.Também é um preceito Judaico importante convidar aqueles que não tem família para celebrarem juntos a festa.

A festa de Pessach

Como comemoramos Pessach?

Primeiro vamos à sinagoga. Quando chegamos começa a parte mais importante e gostosa da festa. Através de muitos símbolos, recordamo-nos da saída dos nossos antepassados do Egito.
Quando o Faraó finalmente deu permissão para q os Judeus saíssem, eles nem tiveram tempo de fazer seu pão.
Misturaram farinha com água, mas com a pressa foram andando sem deixar a massa crescer. Assim, tiveram de comer no deserto uma espécie de bolacha seca e achatada cozida ao sol q se chamada MATZÁ. E por isso q em Pessach comemos Matzá. Durante toda a festa de Pessach, ñ devemos comer pão, somente Matzá.
Antes de começarmos a festejar Pessach, fazemos uma boa limpeza na casa para q ñ sobre nenhuma comida q contenha fermento. Até as tortas gostosas de Pessach são feitas sem fermento, com farinha de matzá, justamente para lembrarmo-nos daquela saída apressada das terras egípcias.

Seder


O Sêder de Pessach (do hebraico סדר, sêder) refere-se ao jantar cerimonial judaico em que se recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel. O Sêder é realizado na primeira noite de Pessach em Israel e na primeira e segunda noites fora de Israel.
A cerimonia do Sêder é cheia de simbolismo, com o objetivo de relembrar os tempos de escravidão e a liberação.( fonte: wikipédia)

Chag Sameach!!!!

0 comentários:

Postar um comentário